Operações

O dia do terror - 15 de Março

A surpresa

A surpresa foi completa para os fazendeiros e para os funcionários administrativos que viviam na região. De catana em riste, os atacantes perseguiram os que não tinham caído logo e que corriam a buscar uma espingarda.

No posto de Quitexe, o aspirante administrativo que auxiliava o chefe do posto fora assassinado na casa de banho e um auxiliar morreu agarrado ao emissor de rádio. A mulher e os filhos do chefe foram salvos por um criado negro, mas noutros locais criados negros, alguns com anos de casa, tinham eles próprios degolado os seus patrões. 

Quitexe não foi a única vítima dos acontecimentos de Março de 1961.

Nambuangongo, outra povoação dos Dembos, sofreu assalto idêntico e, porque fica mais isolada, foi eleita como quartel-general dos assaltantes. Igual má sorte tiveram os habitantes de Quicabo, Zalala, Quimbunde e depois Aldeia Viçosa e Vista Alegre!

Ao regressar a Zalala, depois de ter ido a Carmona pedir auxílio, o gerente da fazenda deparou com um quadro de horror: corpos jazem sem vida, aqui e além, retalhados à catanada, corpos de homens, de mulheres e de bebés, brancos e negros.

O sistema foi sempre o mesmo e seria repetido nas fazendas dos Dembos e do Uíje. Os atacantes agem de surpresa, apossam-se de todas as armas que encontram, arrancam as canalizações para com elas fazer canos para os canhangulos e retiram rapidamente para as matas.

Também na região mais a norte, na fronteira com o Congo ex-Belga, entre o posto de Buela e o posto fiscal de Luvaca, ocorrem assaltos idênticos.

São destruídas pontes na estrada São Salvador – Maquela; o administrador de Luvaca, Orestes Fontes, e a sua mulher são assassinados; no Posto de Madimba, o chefe foi trucidado com mais quatro mulheres e cinco crianças.

Nas grandes plantações do M’Bridge, propriedade da CUF, a sul de Cuimba, o engenheiro-chefe da fazenda é salvo pela chegada de um avião da Força Aérea Portuguesa.

No concelho do Ambrizete ocorreu, na noite do dia 15, tentativa de assalto ao posto de Bessa Monteiro.

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Site A25A

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2020 – Associação 25 de Abril