28/08/1968 -

Início da Operação Nova Luz no Norte de Angola.

A Operação Nova Luz foi uma das grandes operações realizadas em Angola. A sua finalidade era atacar o MPLA na sua I Região Militar, onde o movimento tinha realizado acções muito violentas contra as forças portuguesas. O MPLA tentava ligar as áreas operacionais do Norte aos seus Comités de Acção Clandestina em Luanda e realizar acções na estrada de Luanda para Sul, o que causaria grande perturbação e teria grande impacto nas populações.

O objectivo era destruir as organizações de guerrilheiros entre a Fazenda Maria Fernanda e o rio Dange e abrir itinerários para futuras operações. A Nova Luz teve início a 28 de Agosto e prolongou-se por vários meses. Como aconteceu muitas vezes durante a guerra, as grandes operações tiveram pequenos resultados. Na Nova Luz foram destruídos 17 quartéis do MPLA (abandonados) e causadas muito poucas baixas.

Apesar disso, o general Edmundo da Luz Cunha, que determinou a sua realização, entendeu produzir doutrina com a experiência colhida, afirmando na apreciação ao seu relatório “que este é o tipo de operação mais aconselhável em regiões onde o In se encontra em permanência e devidamente organizado”.