1962 – Optar pela guerra

1962

Optar pela guerra

Depois de um primeiro ano de guerra pleno de surpresas e sobressaltos, a reocupação do território de Angola afectado pelas primeiras acções da UPA proporcionou uma pausa na actividade militar e deu lugar a indispensáveis medidas reorganizativas. A pouco e pouco, desvaneciam-se as ilusões daqueles que, inicialmente, julgaram ser possível repetir a fórmula das operações punitivas do final do século XIX, que, uma vez concluídas vitoriosamente, permitiam a retracção das forças expedicionárias.

Entendeu-se, então, que havia que encarar a inevitabilidade de uma longa presença em terras de África e preparar as estruturas e formas organizativas que melhor se adequassem ao objectivo político definido pelo Governo de Lisboa.

Da Metrópole vão continuar a chegar reforços para Angola e para as outras colónias africanas, esforço esse que pode ser melhor avaliado, ao nível do Exército, tendo em consideração a diferença entre os quase 50 000 homens presentes no conjunto Guiné-Angola-Moçambique, em finais de 1961, e os cerca de 62 000, um ano mais tarde.
No âmbito da Força Aérea assinale-se a criação da Base Aérea 9 em Luanda. As primeiras unidades de fuzileiros começam a chegar a Angola e Guiné. É neste ano, ainda, que é criado o Centro de Instrução de Zemba, onde se formariam os antecessores das tropas Comandos.

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Site A25A

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2018 – Associação 25 de Abril