1963 - Guiné, uma nova frente de combate

1963
Guiné, uma nova frente de combate

O ano de 1963 fica marcado pelo início da luta armada na Guiné, com um ataque ao quartel de Tite levado a cabo pelo PAIGC, ao findar o mês de Janeiro. Embora não se tratasse de uma verdadeira surpresa, esta nova frente da guerra passava a constituir mais um motivo de desgaste para as forças portuguesas, num território particularmente difícil do ponto de vista físico e que, pelas suas reduzidas dimensões, se tornava, todo ele, vulnerável às acções da guerrilha. A guarnição militar da Guiné (só Exército), que, no final de 1962, tinha um efectivo de 5070 homens, terminará o ano de 1963 com um total de 9650. A estas forças vão-se somar as da Força Aérea e da Marinha, sendo de assinalar, neste ano, a chegada das primeiras tropas Pára-quedistas.

 

 

No capítulo da organização do dispositivo, manteve-se o sistema de quadrícula em Angola, começando a sua aplicação a ser feita, igualmente, nas outras duas principais colónias. Os comandos locais, à medida que iam dispondo de mais tropas, procediam aos reajustamentos dos limites das áreas de responsabilidade das unidades fixas.

Entretanto, prosseguindo a implementação das forças especiais, o Exército criou o Centro de Instrução 25 (CI 25) para instrução de Grupos de Comandos, em Quibala Norte, Angola, surgindo então, pela primeira vez, a designação de “Comandos” para as tropas aqui instruídas. 

 

Arquivos Históricos

Lugares de Abril

Curso História Contemporânea

Roteiro Didático e Pedagógico

Base Dados Históricos

Site A25A

Centro de Documentação

Arquivo RTP

Cadernos 25 Abril

Filmes e Documentários

Arquivos Históricos

© 2018 – Associação 25 de Abril