30/03/1971 -

Início da primeira reunião de alto nível prevista no Exercício Alcora, em que se melhorou o documento que fixava os objectivos do “exercício”, o seu âmbito e o modus operandi, e se acordou sobre o primeiro “projecto de conceito estratégico militar para os territórios Alcora”.

O conceito estratégico militar foi devidamente estruturado e desenvolvido, contendo os seguintes pontos:

  • “Conceitos gerais;

  • Estratégia mundial e suas implicações;

  • Interdependência estratégica dos territórios Alcora;

  • A ameaça aos territórios Alcora;

  • Conceito estratégico militar para os territórios Alcora”.

Visto e analisado todo o envolvimento e as circunstâncias enquadrantes, a comissão de alto nível podia concluir pela fixação dos objectivos Alcora, ao apontar para “a
eliminação da subversão através de um esforço mútuo, a organização de uma força estratégica que assegure uma intervenção oportuna e eficiente, o desenvolvimento de campanhas sócio-psicológicas, a promoção de uma eficiente rede de agentes de informação e a segurança das linhas de comunicações marítimas”.

Nesta reunião participaram, pela primeira vez, representantes da Rodésia. Nesta altura tinham sido criadas várias subcomissões relativas ao Exercício Alcora, abrangendo as seguintes áreas: Defesa Aérea, Aeródromos, Planeamento Aéreo, Informações, Objectivos, Comando e Controlo, Doutrina de Contra-Subversão, Cartografia, Acção Psicológica, Logística, Meios de Comunicação e Telecomunicações e Guerra Electrónica. Existia também uma comissão de coordenação.

Tanto a comissão de alto nível como as subcomissões deviam reunir-se periodicamente, o que se iniciou desde logo.