Paulo VI visitou Fátima sem passar por Lisboa (13 de Maio), com Salazar a recebê-lo na base de Monte Real. Vários oposicionistas lançaram um panfleto na qual protestavam contra a manipulação política feita pelo regime em torno da visita do papa. As cerimónias foram transmitidas em directo pela televisão estatal, sendo particularmente marcante o encontro com a vidente Lúcia. O papa proclamou: “Homens, sede homens!”.
Assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, numa primeira acção da LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária).
Uma brigada da LUAR liderada por Palma Inácio assaltou a agência do Banco de Portugal na Figueira da Foz, desviando 29 mil contos.
Após o assalto, os membros do comando da LUAR tomaram um pequeno avião no campo de aviação de Cernache e conseguiram escapar.
A LUAR será formalmente fundada em Paris, em 19 de Junho, sob a liderança de Palma Inácio, o chefe operacional, e mobilizando Emídio Guerreiro e José Augusto Seabra.
Além desta acção, a LUAR realizou um assalto à sede da 3ª Região Militar, em Évora, com desvio de armas.
We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more