08/01/1969 -

Primeira “conversa em família” de Marcelo Caetano.

Marcelo Caetano iniciou na televisão as “conversas em família”, que se tomaram um meio importante de popularização da sua imagem, em contraste com o eremítico Salazar.

Um dos fundadores da televisão

Marcelo Caetano foi um dos fundadores da televisão em Portugal, conhecia bem o extraordinário poder deste meio de comunicação e iria utilizá-lo sem cerimónias como um aparelho ao serviço da propaganda do Governo e da sua política.

O que em Salazar era excepcional, o aparecimento na televisão, passou, com Caetano, a fazer parte do trabalho de rotina do chefe do Governo.

Para controlar a televisão, Caetano nomeou o fiel Moreira Baptista para secretário de Estado do Turismo e da Informação e Ramiro Valadão para presidente da Rádiotelevisão Portuguesa. Moreira Baptista tornou-se num caso paradigmático de propagandista, ao ser simultaneamente membro do Governo e comentador político com um programa quinzenal na RTP.

A utilização da RTP para fins propagandísticos de Marcelo Caetano foi explorada ao máximo por Ramiro Valadão, especialmente no aproveitamento dos grandes acontecimentos que envolviam o novo primeiro-ministro. Para Caetano, a RTP era um instrumento ao serviço do Governo e devia, como afirmou Moreira Baptista, estar submetida, para além de todas a razões, ao interesse nacional.