02/05/1969 -

Lançamento à água da corveta João Coutinho.

A corveta João Coutinho foi construída nos estaleiros de Blohm & Voss de Hamburgo. Era o primeiro de três navios desta classe encomendados pelo Governo português à República Federal da Alemanha.

A falta notória de meios navais de algum porte e as restrições ao emprego dos que estavam afectos à NATO levaram à construção na Alemanha e em Espanha de uma nova classe de navios, as corvetas da classe João Coutinho, segundo um projecto nacional do contra-almirante Rogério de Oliveira, desenvolvido em seguida no estaleiro alemão Blohm & Voss.

Estes navios constituíam uma solução muito mais económica para o controlo das águas das colónias portuguesas do que a que era obtida com o recurso às fragatas da classe Comandante João Belo.

Os navios, de que foram construídas seis unidades, entraram ao serviço entre 1970 e 1971.

Perante o relativo êxito desta classe de navios, foi ainda decidida a aquisição de mais quatro corvetas da classe Baptista de Andrade, estas construídas em Espanha, com projecto baseado no das corvetas João Coutinho, mas muito mais armadas e sofisticadas. Estes navios entraram ao serviço a partir de 1973, pelo que tiveram uma acção muito reduzida na guerra colonial, tendo no entanto participado nas tarefas da descolonização.