17/07/1969 -

Reunião da CONCP em Dacar.

A reunião realizou-se de 17 a 21 de Julho com a presença de delegados do PAIGC, FRELIMO e MPLA e teve por finalidade a “coordenação dos esforços na luta contra

Portugal e contra todos os outros partidos que há muito deixaram a luta anticolonialista e não representam a população nativa dos seus países”.

A reunião coincidiu com os trabalhos do Comité de Libertação da OUA, uma coincidência que favoreceu os líderes dos movimentos de libertação que conseguiram um aumento da ajuda.

O apoio monetário da OUA ao PAIGC tinha sido em 1967/68 de um milhão de francos franceses e para 1968/69 foi aumentado para 1,65 milhões, um reforço considerável. Além do PAIGC, o auxílio monetário era apenas fornecido ao MPLA e FRELIMO.

Nesta sessão foi decidido mandar uma mensagem à Conferência Episcopal da Igreja Católica, reunida em Campala, pedindo aos bispos africanos que obtivessem do Papa Paulo VI a “condenação clara do colonialismo português”, pois a guerra feita por Portugal era apoiada pela Igreja Católica portuguesa.