01/09/1969 -
Início da operação do Agrupamento Siroco no Leste de Angola.
A operação do Agrupamento Siroco teve lugar no Leste de Angola na época seca de 1969, durante três meses. Iniciou-se em 1 de Setembro e desenrolou-se através de três acções sucessivas:
-
A Operação Eleita, de 1 a 20 de Setembro;
-
A Operação Trovão, de 29 de Setembro a 11 de Outubro;
-
A Operação Vigor, de 11 a 20 de Outubro.
Estas operações correspondiam à necessidade de matar à nascença qualquer tentativa de ameaça no Leste de Angola e de não deixar os guerrilheiros instalarem-se. O conjunto de operações causou 103 mortos, 23 prisioneiros e a recuperação do controlo de 600 elementos da população. Foi também capturado uma significativa quantidade de armamento. As forças portuguesas não sofreram baixas.
Conceito Siroco – um conceito dos Comandos
O Agrupamento Siroco e o seu emprego corresponde a um conceito de emprego de forças especiais desenvolvido pelo Centro de Instrução de Comandos (CIC) de Angola e em especial pelo seu comandante, o tenente-coronel Gilberto Santos e Castro, a partir da experiência dos Comandos de caça, muito utilizados pelos franceses na Argélia. O conceito Siroco é o desenvolvimento das acções de caça em ambiente de contraguerrilha, apoiado por meios aéreos que assegurem elevada mobilidade e por acções de recolha e análise de informações tácticas que permitam a sua exploração em tempo oportuno.
Constituição do Agrupamento Siroco
-
Comando
-
Agrupamento Aéreo (um DO27 e quatro helicópteros ALIII)
-
Três Companhias de Comandos: 11ª/12ª CCmds; 19ª CCmds e 20ª CCmds Brigada da DGS.