Início das operações do Agrupamento Siroco – 1970, no Leste de Angola.
As operações do Agrupamento Siroco de 1970 foram semelhantes às de 1969. A experiência tinha sido um sucesso e havia que a aproveitar.
Comando unificado e longa permanência no terreno
O agrupamento foi constituído por três companhias de Comandos, que actuaram na modalidade de “caça”, um agrupamento aéreo com aviões de reconhecimento e ligação e helicópteros de transporte táctico e um destacamento da DGS.
O agrupamento realizou quatro operações de longa duração.
A Operação Energa, de 35 dias consecutivos na “Chana da Cameia”, hoje parque nacional, em condições de sobrevivência muito difíceis, a Operação Ébano, de 18 dias, na região do lago Dilolo, a Operação Zebro, de 12 dias, a longa distância das anteriores, na região de Alto Cuíto-Cangamba e que foi realizada com o apoio de Flechas, o que não provou ser uma boa ligação, e a Operação Eclipse, um assalto de duas companhias de Comandos a um quartel da UNITA.
We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more