24/05/1971 -

Encerramento do II Congresso dos Povos da Guiné, subordinado ao tema da política de desenvolvimento.

Os Congressos dos Povos foram um projecto político de Spínola para a conquista das populações, traduzido no slogan “Uma Guiné Melhor”, porque o general estava consciente da necessidade de atrair as populações e de combater o PAIGC em todos os campos. Esta sua política baseava-se em três medidas:

  • Os Congressos dos Povos da Guiné, através dos quais procurava envolver as populações nas decisões relativas à vida das suas comunidades e onde elas podiam exprimir os seus problemas (entre 1969 e 1974 foram realizados cinco congressos, o último presidido por Bettencourt Rodrigues, o substituto de Spínola);

  • Os reordenamentos, com a criação de novas aldeias, ou a melhoria das existentes;

  • A Força Africana, constituída por unidades cujos efectivos e quadros eram militares guineenses.

Os Congressos dos Povos constituíam uma peça importante na estratégia de Spínola, visando a participação dos guineenses na administração da sua terra, de modo a esvaziar as acusações de sujeição feitas pelo PAIGC.

Os congressos compreendiam uma fase regional, realizada nas sedes dos concelhos e das circunscrições, e uma fase cimeira, que se efectuava em Bissau.

Na fase regional reuniam-se os povos dessa região, independentemente da etnia a que pertenciam. Na fase cimeira funcionavam cinco assembleias distintas englobando, cada uma delas, uma etnia ou um conjunto de etnias aparentadas:

  • manjacos, papéis e mancanhas;

  • balantas e mansoancas;

  • mandingas e etnias consanguíneas (jacancas, oincas, saracolés, pajadincas, beafadas, nalus);

  • fulas (fulas forros, fulas pretos, futa fulas, fulas do Boé);

  • pequenas etnias, como os bijagós, felupes, baiotes, cassangas, cobianas.

O carácter étnico foi muito criticado, principalmente por elementos destribalizados, mas a estratégia de Spínola visava reforçar através desse processo a acção do seu governo e aparecer como um aglutinador de etnias, de modo a constituir um todo mais homogéneo, argamassado pela cultura e pela presença portuguesa.

Era a tal portugalidade que insistentemente referia nos seus discursos.

Os Congressos dos Povos eram meramente consultivos, mas representaram um importante instrumento da acção política de Spínola porque permitiram promover a dignificação dos vários povos e das suas culturas, dotaram as autoridades de informação directa sobre as necessidades e anseios das populações e até das suas críticas.