4/12/1971 a 7/12/2021 -
Realização, em Lisboa, da segunda reunião de alto nível Alcora, entre delegações de Portugal, África do Sul e Rodésia.
Nesta reunião foram abordadas as seguintes questões:
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Criação de uma comissão permanente constituída pelos comandantes-chefes e comandantes operacionais – recebeu aprovação, mas fora da organização Alcora;
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visita de jornalistas a áreas operacionais – nas operações Alcora, apenas para correspondentes de guerra devidamente credenciados;
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criação de uma comissão permanente de informações Alcora – ideia aprovada em princípio, mas a submeter aos governos;
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criação de uma força aérea de intervenção Alcora – ideia aprovada para a formação de uma força de ataque convincente, nos territórios Alcora;
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criação de uma subcomissão de Saúde Alcora – ideia aprovada, no sentido de ser criada uma subcomissão de Saúde independente da subcomissão de Logística, com exclusão da função logística de evacuação e hospitalização;
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aprovação da política de transmissões, no que respeita às comunicações fixas e tácticas e à compatibilidade de equipamentos;
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aprovação da doutrina de integração de forças e esquema de comando, embora devesse o assunto ser submetido aos governos;
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criação de estados-maiores nacionais permanentes Alcora – esta situação já estava resolvida em Portugal com a anterior decisão de constituição da Comissão de Coordenação para os Assuntos do Ultramar (CCAU), a funcionar no Secretariado-Geral da Defesa Nacional; definição de uma estratégia global para a África Austral – aprovada a ideia, a submeter aos governos.